terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Máscara de Carnaval

Passo a passo de Máscara de Carnaval.



Linha Anne, agulha de 2 mm.

Faça 98 correntinhas, conte 45 a partir da agulha e faça 3 p.b.


Una a correntinha da ponta fechando o circulo e formando um 8.


Faça p.b. em toda volta.


Faça 6 p.b. 


"1 meio p.a. e 1 corr." repita 8x. 


Conheça o Meluiz!

Depois faça "1 p.a. e 1 corr." repetindo 17x. Faça novamente "1 meio p.a. e 1 corr." 8x e 6 p.b. até chegar ao centro e repita no outro lado, ou outro olho da máscara. Faendo sempre 3 p.b. nos 3 p.b. centrais.

Faça 9x "5 corr. pula 3 pontos de base, 1p.b."


Faça 5 corr. 4 p.a.duplos fechados juntos, nos próximos 4 pontos de base, 5 corr. 1 p.b. no mesmo ponto de base do ultimo p.a.duplo.


Faça 3 corr. pule 3 pontos de base, 1 p.b. repita 6 x.


Faça 5 corr. 1 p.a. no p.b. central da máscara, 1 corr. 1 p.a. no mesmo ponto central de base. Repita o processo invertido no outro olho(lado) da máscara.





Faça 4 p.a. e una ao primeiro elo de corr. Essa parte vai formar o nariz da máscara.





Faça 5 corr. e 1 p.b. no meio do elo de corr. de base, repita até chegar no bico.


Faça 6 corr. 1 p.a.duplo pegando no meio dos p.a.duplos juntos da base. 6 corr. e deixe assim por enquanto, vamos fazer a roseta que vai no centro superior da máscara.


Faça 10 corr. feche o circulo e repita 11x "12 corr e 1 p.b. no circulo" termine com 6 corr e 1 p.a.duplo no circulo. A partir daí faça 3 corr 1 p.b. no próximo elo(petala da roseta), faça assim na volta toda da roseta já unindo ela ao centro superior da máscara.


Continue a carreira que estava parada fazendo os elos de 5 corr. e 1 p.b. no elo seguinte.


Chegando na parte do nariz, faça 1p.a. 1 corr., em cada p.a. de base, termine pegando no primeiro elo de corr dessa carreira e arremate.




Conheça o Meluiz!

Comece nova carreira no elo de 6 corr. do bico(parte de cima da máscara)


Faça "1 p.a. 1 corr. 1 p.a." em cada elo até chegar na roseta.


Na roseta, faça 2 elos de 5 corr e 1 p.b. pegando no elo de base. 6 corr. 1 p.a.duplo no centro superior da roseta, faça o mesmo do outro lado invertido.


Faça o acabamento: 2 p.b. 1 pico 2 p.b. em cada elo.



 Para endurecer a máscara faça uma goma: para cada copo de água use 1 colher bem cheia de amido de milho.
Coloque os ingredientes em uma panela, misture bem antes de levar ao fogo para não encaroçar.
Leve ao fogo alto, mexendo sem parar, quando iniciar a fervura e engrossar retire do fogo.
Deixe esfriar.



 

A máscara deve ser totalmente umedecida pela goma.
Retire o excesso sem torcer.
O crochê vai ficar molenga e esticado, você deve ir ajustando e acertando conforme o desejado.

Eu usei essa mascara branca de molde, comprei na mesma loja que compro as linhas, é uma máscara do "Jason" de "sexta feira 13"(ui que medo rs) ela é perfeita pra molde porque é larga e tem o formato do rosto.




Deixe para secar em lugar seco e quente.


Se você não encontrar uma máscara de molde, pode usar esse tipo de pote de sorvete, reparem que coloquei alguns itens pra escorar a ponta da máscara, pra não entortar. Fica bom também.



Criem, usem sua imaginação, é carnaval, vale tudo, muita cor, muito brilho. Eu usei o que tinha em casa. Acho que dá pra vocês terem uma noção do que se pode criar.



Bom meninas, eu adorei fazer as máscaras, espero que vocês também gostem.

Qualquer duvida comentem. Para mais ideias e inspirações visitem a pagina do facebook